terça-feira, 31 de agosto de 2010

PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 2011-12

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS

1º Período

APRESENTAÇÃO: FICHA DIAGNÓSTICA: 2
INTRODUÇÃO: TEMPO: ESPAÇO: 4
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
1. Tratamento de informação/utilização de fontes
2. Compreensão histórica:
2.1. Temporalidade
2.2. Espacialidade
2.3. Contextualização
3. Comunicação em História


TEMA I – A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO SÉCULO XX

I.1. Hegemonia e Declínio da Influência Europeia

- Imperialismo e colonialismo: a partilha do Mundo
- A 1ª Grande Guerra
- As transformações económicas no após-guerra no mundo ocidental
A Revolução Soviética
- Da Rússia dos Czares à Rússia dos Sovietes
- Revolução burguesa e revolução bolchevique
- As fases da construção da URSS

I.2. Portugal: Da 1ª República à Ditadura Militar

- Crise e queda da monarquia
- A 1ª República

I.3. Sociedade e Cultura: Um Mundo em Mudança

- Mutações na estrutura social e nos costumes
- Os novos caminhos da ciência
- Ruptura e inovação nas artes e na literatura

Actividades de Avaliação: 4
Auto e heteroavaliação: 2
TOTAL: 28

2º Período

TEMA J – DA GRANDE DEPRESSÃO À 2ª GUERRA MUNDIAL

J.1. A Grande Crise do Capitalismo nos Anos 30

- A grande crise do capitalismo
- A intervenção do Estado na economia

J.2. Regimes Ditatoriais Na Europa

- Os regimes Fascista e Nazi
- Portugal: a ditadura salazarista
- A era estalinista na URSS
- Espanha: a ditadura franquista

J.3. A 2ª Guerra Mundial

- O desenvolvimento do conflito
- Os caminhos da paz

TEMA K – DO SEGUNDO PÓS-GUERRA AOS DESAFIOS DO NOSSO TEMPO

K.1. O Mundo Saído Da Guerra

- Reconstrução e política de blocos
- A recusa da dominação europeia: os primeiros movimentos de independência


K.2. As Transformações Do Mundo Contemporâneo

- O dinamismo económico dos países capitalistas
- Funcionamento da União Europeia
- As sociedades ocidentais em transformação
- O mundo comunista: desenvolvimento, bloqueios e rupturas
- O Terceiro Mundo: independência política e dependência económica.
- As novas relações internacionais: o diálogo Norte-Sul, a defesa da paz


Actividades de Avaliação: 4
Auto e heteroavaliação: 2
TOTAL: 22

3º Período

K.3. Portugal: Do Autoritarismo À Democracia

- A perpetuação do autoritarismo e a luta contra o regime
- Portugal democrático


Actividades de Avaliação: 4
Auto e heteroavaliação: 2
TOTAL: 22


COMPETÊNCIAS

DOMÍNIO DAS ATITUDES E VALORES

Ø Adquirir hábitos de discussão e posicionamento crítico em relação à realidade social passada e presente.
Ø Empenhar-se na defesa dos direitos humanos, manifestando atitudes de solidariedade em relação a outros indivíduos, povos e culturas.
Ø Manifestar interesses pela intervenção nos diferentes espaços em que se insere, defendendo o património arqueológico, cultural e etnográfico.
Ø Desenvolver a consciência cívica, atitudes de tolerância e de respeito pelos valores democráticos.
Ø Promover uma intervenção responsável na vida colectiva.

DOMÍNIO DAS APTIDÕES E CAPACIDADES

Ø Interpretar documentos de índole diversa.
Ø Realizar trabalhos de pesquisa individualmente e em grupo.
Ø Utilizar correctamente conceitos.
Ø Recriar situações históricas.

DOMÍNIO DOS CONHECIMENTOS

Tema I – A Europa e o Mundo no limiar do século XX.

Ø Explicar as tensões internacionais dos finais do século XIX início do século XX.
Ø Caracterizar a 1ª Guerra Mundial.
Ø Descrever as consequências da 1ª Grande Guerra.
Ø Compreender o contexto em que se dá a Revolução Russa.
Ø Descrever as transformações operadas pela Revolução Russa.
Ø Explicar a queda da monarquia em Portugal.
Ø Conhecer a evolução do regime republicano.
Ø Descrever as grandes transformações sociais, culturais, científicas e artísticas do início do século XX.

Tema J – Da Grande Depressão à 2ª Guerra Mundial

Ø Compreender a eclosão da Crise de 1929.
Ø Explicar as consequências da Crise.
Ø Explicar de que forma se ultrapassou a crise.
Ø Explicar a evolução política nos anos 20 e 30.
Ø Caracterizar o fascismo e o nazismo.
Ø Descrever a evolução em Portugal.
Ø Caracterizar a 2ª Guerra Mundial.
Ø Analisar as consequências da Guerra.

Tema K – Do segundo após-guerra aos desafios do nosso tempo.

Ø Explicar a política de blocos.
Ø Analisar os movimentos de independência.
Ø Compreender as principais transformações do mundo contemporâneo.
Ø Explicar as novas relações internacionais.
Ø Caracterizar o autoritarismo salazarista.
Ø Descrever o 25 de Abril.
Ø Caracterizar o Portugal democrático.


TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO/UTILIZAÇÃO DAS FONTES

Seleccionar informação adequada ao tema em estudo;

Interpretar documentos de índole diversa;

Realizar trabalhos de pesquisa, individualmente ou em grupo;

Inferir conceitos históricos a partir da interpretação e análise cruzada de fontes.


COMPREENSÃO HISTÓRICA

→TEMPORALIDADE

Caracterizar as principais fases de evolução histórica e os grandes momentos de ruptura no processo evolutivo;

Localizar no espaço e no tempo eventos e processos;

Estabelecer relações entre o passado e o presente;

Explicar dinâmicas temporais que impulsionam as sociedades humanas.

→ESPACIALIDADE

Localizar no espaço, com o recurso a formas diversas de representação.


→CONTEXTUALIZAÇÃO

Distinguir aspectos de ordem demográfica, económica, social, política e cultural.

Relacionar a história nacional com a história universal.

COMUNICAÇÃO EM HISTÓRIA

Utilizar diversas formas de comunicação escrita;

Utilizar correctamente a língua portuguesa;

Analisar e produzir materiais iconográficos;

Sem comentários:

Enviar um comentário