terça-feira, 31 de agosto de 2010

MATRIZ DO EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

9º Ano de Escolaridade

CONTEÚDOS
TEMA B – A HERANÇA DO MEDITERRÂNEO ANTIGO
Unidade Didáctica – Os Gregos no século V a. C.
TEMA E – EXPANSÃO E MUDANÇA NOS SÉCULOS XV E XVI
Unidade Didáctica – O expansionismo europeu
TEMA J – DA GRANDE DEPRESSÃO À 2ª GUERRA MUNDIAL
Unidade Didáctica – A grande crise do capitalismo nos anos 30
Unidade Didáctica – Regimes ditatoriais na Europa
Unidade Didáctica – A 2ª Guerra Mundial
TEMA K – DO SEGUNDO APÓS-GUERRA ATÉ AOS ANOS 90
Unidade Didáctica – Portugal: do autoritarismo à democracia

COMPETÊNCIAS/OBJECTIVOS
Explicar o funcionamento da democracia ateniense.
Integrar a importância da descoberta do caminho marítimo para a Índia e a descoberta do Brasil no contexto da expansão portuguesa dos séculos XV e XVI.
Explicar a crise do capitalismo dos anos 30.
Caracterizar os regimes autoritários da Europa.
Avaliar a barbárie nazi durante a 2ª Guerra Mundial

TIPO DE QUESTÕES
O Exame de Equivalência à Frequência é composto por um total de seis questões de médio desenvolvimento em que o aluno deverá responder apenas a cinco.

COTAÇÃO
5 Questões X 20% = 100%

DURAÇÃO DO EXAME
O Exame tem a duração de 90 minutos.

MATERIAL UTILIZADO
Esferográfica azul ou preta. É expressamente proibido a utilização de verniz corrector.

CRITÉRIOS DE CORRECÇÃO
Domínio das aptidões/capacidades:
- Distinguir fontes históricas do discurso historiográfico;
- Interpretar documentos de índole diversa (textos, imagens, gráficos, mapas);
- Utilizar uma correcta expressão escrita;
- Elaborar sínteses escritas a partir da informação fornecida.
Domínio dos conhecimentos:
- Compreender condições e motivações dos factos históricos;
- Distinguir, numa dada realidade, os aspectos de ordem demográfica, económica, política e cultural, estabelecendo relação entre si;
- Compreender o papel dos indivíduos e dos grupos na dinâmica social;
- Compreender a importância do desenvolvimento científico-tecnológico e dos movimentos culturais para a evolução da humanidade;
- Localizar no tempo e no espaço eventos e processos;
- Distinguir diferentes ritmos de evolução em sociedades diferentes e no interior de uma mesma sociedade;
- Relacionar a História nacional com a História universal, destacando a especificidade do caso português;
- Estabelecer relações entre o passado e o presente;
- Reconhecer a simultaneidade de valores e culturas;
- Compreender o carácter relativo dos valores em diferentes tempos históricos.

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