quinta-feira, 11 de agosto de 2011

BIOGRAFIA: LENINE

Vladimir Ilitch Lenine
Vladimir Ilitch Lenine 
Simbirsk, 1870 - Gorki, 1924
Membro fundador, principal teórico e dirigente do Partido Bolchevique. Dirigiu o partido e os sovietes à tomada de poder na Revolução Russa de 1917.
Fundou a Internacional Comunista, identificou o Imperialismo como fase superior do Capitalismo e enfatizou o papel do partido como vanguarda da revolução.
Revolucionário e político russo.
O seu verdadeiro nome é Vladimir Ilich Ulianov.
Teórico do marxismo, é filho de um director escolar.
Um seu irmão é executado por atentar contra o czar Alexandre III.
Realiza estudos de Direito na Universidade de Kazan, de onde é expulso pelas suas actividades políticas.
Continua a estudar em Sampetersburgo, onde entra em contacto com círculos marxistas.
Filia-se na social-democracia e, em 1899, abandona a Rússia, num auto-exílio que dedica intensamente ao trabalho ideológico e organizativo.
Combina a sua condição de teórico com a de activista. As suas ideias vão-se afastando das da social-democracia de Plekhanov e, em 1903, dá-se uma cisão em duas facções: os mencheviques, que são a minoria, e os bolcheviques, que são a maioria e partidários de Lenine e da conversão do partido num organismo dirigido por revolucionários profissionais.
A função dos intelectuais é dirigir a política e torná-la compreensível para as massas. Lenine defende a necessidade de uma acção de força para tomar o poder.
A partir de 1917 participa activamente nos movimentos revolucionários que conduzem à derrocada do czar.
Chega à Rússia graças à ajuda alemã, pois em plena Primeira Guerra Mundial os Alemães pensam que lhes convém introduzir a discórdia na Rússia. Em Outubro de 1917 produz uma acção violenta e consegue o poder; acaba com o governo provisório de Kerensky e impõe o sistema soviético. Nacionaliza as indústrias, assina a paz com a Alemanha em Brest-Litovsk (1918) e implanta um férreo sistema de direcção da economia (a «economia de guerra»).
Posteriormente, a «Nova Política Económica» suaviza estas medidas.
 Lenine planifica a economia através de planos quinquenais.
 Aquando da sua morte há uma luta pelo poder de que sai vitorioso Estaline, embora se saiba que Lenine prefere Trotsky.
Lenine deixa muitas obras escritas sobre polémica política, teoria política, capitalismo e comunismo, etc. As mais notáveis são Que Fazer?, Materialismo e Empirocriticismo,
 O Imperialismo, Estádio Supremo do Capitalismo e O Esquerdismo, Doença Infantil do Comunismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário