quinta-feira, 11 de agosto de 2011

BIOGRAFIA: JOHN BULL E BRITANNIA


John Bull
John Bull é uma personificação nacional do Reino da Grã-Bretanha criada pelo Dr. John Arbuthnot em 1712, e popularizada inicialmente pelos impressores britânicos e depois por ilustradores e escritores como o americano Thomas Nast e o irlandês George Bernard Shaw, autor de John Bull's Other Island, a Irlanda.
É por vezes usado como símbolo ou representação de todo o Reino Unido, mas não é bem visto como representante da Escócia ou País de Gales onde é encarado como inglês, não britânico.
Britannia, ou um leão, é aí usado como alternativa em cartoons editoriais.
Britânia de um entalhe
 do século XIX,
fonte desconhecida
Britânia é um termo antigo para Grã-Bretanha, e também uma personificação feminina da ilha
O poder britânico, que dependia de um sistema político liberal e a supremacia da marinha, emprestou estes atributos à imagem da Britânia. Pelo tempo de Rainha Vitória,
Britânia tinha sido renovada.
 Ainda representada como uma mulher jovem com cabelo louro ou castanho, ela a manteve capacete coríntio e a ela com túnicas brancas, mas agora ela segurava o tridente de três pontas de Poseidon e frequentemente mantida no oceano, representando a força naval britânica.
Ela usualmente também segurava ou mantinha atrás um escudo grego hoplita, que exibia a Bandeira da União britânica: também em seus pés era frequente o Leão britânico, um animal encontrado nas armas da Inglaterra, Escócia e o Príncipe de Gales.
Neozelandeses adoptaram uma personificação semelhante a estes países na Zelândia, a filha de Britânia, que apareceu em selos de postagem na virada do século 20 e ainda se caracteriza na Casaco de Armas da Nova Zelândia.

Sem comentários:

Enviar um comentário