sábado, 6 de agosto de 2011

BIOGRAFIA: BOB MARLEY

Primeiro grande artista a surgir de um país de terceiro mundo, Bob Marley fez mais do que qualquer um para popularizar o reggae ao redor do mundo. 
Ele foi um talentoso letrista que conseguia mesclar músicas de protesto com o pop tão brilhantemente quanto Bob Dylan.
 Suas músicas sobre determinação, protesto e fé o tornaram uma lenda. Trinta anos depois da morte de Marley, sucessos como 'No Woman No Cry' e 'Is This Love' soam vibrantes e atuais como antes.
Aos 14 anos, Marley se mudou de sua casa de campo para as favelas de Kingston, Jamaica. 
Quando completou 17, Jimmy Cliff o apresentou para Leslie Kong, que produziu o primeiro single do futuro astro, Judge Not. 
Em 1963, com a orientação de Joe Higgs, Marley formou a banda the Wailers, que consistia em um quinteto vocal composto por Peter Tosh, Bunny Livingstone, Junior Braithwaite e Beverly Kelso. 
O primeiro single do coletivo, Simmer Down, foi um dos maiores hits jamaicanos em 1964.
Quando Braithwaite e Kelso deixaram o grupo em 1965, o the Wailers permaneceu como um trio, com Marley, Tosh e Livingstone. 
Apesar da popularidade de singles como 'Rude Boy', os artistas recebiam muito pouco em royalties, o que fez com que o the Wailers se desfizesse em 1966. Marley passou a maior parte do ano seguinte trabalhando em uma fábrica em Newark, Delaware.
 Após seu retorno à Jamaica, o Wailers se reuniu e voltou a gravar. 
Neste período, eles se dedicaram ao rastafarianismo.
Em 1969, o the Wailers iniciou uma parceria de três anos com Lee 'Scratch' Perry, que fez com que eles tocassem seus próprios instrumentos e expandissem sua formação com a inclusão dos membros Aston e Carlton Barrett.
 Algumas das músicas que eles fizeram com Perry se tornaram bastante populares na Jamaica, o que não representava muito, já que a indústria da música na Jamaica era extremamente precária.
Em 1972, Chris Blackwell, que lançou 'Judge Not' na Inglaterra em 1963, trouxe o the Wailers para a Island Records. 'Catch a Fire' foi o primeiro álbum do grupo a ser comercializado fora da Jamaica. 
O reconhecimento do the Wailers no exterior foi impulsionado pela versão de 'I Shot the Sheriff' feita por Eric Clapton em 1974. Eles fizeram a primeira turnê pelo exterior em 1973, mas antes do fim do ano, Tosh e Livingstone saíram para seguir carreira solo.
Marley expandiu o setor instrumental do grupo, e trouxe um trio de mulheres, incluindo Rita, sua esposa. Agora conhecido como Bob Marley e the Wailers, o grupo excursionou pela Europa, África e Américas, conseguindo uma multidão de fãs no Reino Unido, Escandinávia e África.
Na Jamaica, o The Wailers alcançou níveis sem precedentes de popularidade e influência, e pronunciamentos de Marley sobre questões públicas recebiam atenção na mesma proporção de discursos de líderes políticos ou religiosos.
 Em 1976, Marley foi ferido em uma tentativa de assassinato.
Um turnê pelos Estados Unidos em 1989 foi cancelada após Marley ter desmaiado enquanto corria no Central Park.
 Foi descoberto que ele tinha câncer, o que causou sua morte oito meses depois. 
Em 1987, Peter Tosh e Carlton Barrett, baterista de Marley, foram assassinados na Jamaica em incidentes separados. Rita Marley continuou a gravar, fazer turnês e cuidar de sua gravadora.
Bob Marley tinha 36 anos quando morreu. 
Seu legado, no entanto, viverá para sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário