sexta-feira, 5 de agosto de 2011

SUBTEMA K.3. :PORTUGAL: DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA: RESUMO

PORTUGAL: DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA
. Após a 2ª Guerra Mundial, Portugal continuou a recusar a democratização, o que isolou internacionalmente o país. Devido à política colonial de Salazar, continuada por Marcello Caetano, os movimentos de libertação das colónias iniciaram a luta armada, a fim de conseguirem a independência.
-O agravamento da crise agrícola o atraso económico, o arrastamento da Guerra Colonial e a forte emigração contribuíram para o fim do Estado Novo.
-A 25 de Abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas-MFA- derrubou o Estado Novo. Esta Revolução do 25 de Abril desencadeou um processo de DEMOCRATIZAÇÃO da sociedade portuguesa, de DESCOLONIZAÇÃO e de DESENVOLVIMENTO económico.
-Em 1976 foi aprovada uma nova CONSTITUIÇÃO que consignou uma organização democrática, assente em eleições livres, na independência dos órgãos de soberania, na descentralização e autonomia regionais e na democratização do poder autárquico.
-A Revolução do 25 de Abril abriu caminho para a independência das colónias. A descolonização fez regressar a Portugal centenas de milhar de colonos que, gradualmente, foram integrados na sociedade portuguesa.
-A democratização do Estado português e a descolonização criaram condições para a adesão de Portugal à CEE- Comunidade Económica Europeia – a 1 de Janeiro de 1986.

Sem comentários:

Enviar um comentário