1. Lê o documento A
Documento A“É hoje um lugar-comum a afirmação de que o 25 de Abril foi um golpe de Estado militar que, pela ampla movimentação social a que deu lugar, se transformou em revolução. Mas mesmo o próprio golpe militar ultrapassou os modelos clássicos, normalmente mais orientados para valores de tipo «ordem e autoridade», enquanto o 25 de Abril se propunha, à partida, corrigir os vícios maiores do regime ditatorial que veio a derrubar, ou seja, a ditadura política, o subdesenvolvimento e a opressão colonial. Por isso atraiu a adesão popular, por isso despoletou um processo revolucionário.”
Pezarat Correia(1), em Revista Crítica de Ciências Sociais, Fevereiro de 1986
(1) O general Pezarat Correia, major na altura do 25 de Abril, foi um destacado elemento do MFA.
1.1. Diz quais foram, segundo o autor do documento A, os grandes objectivos da Revolução de 25 de Abril de 1974.
1.2. Refere as razões que levam o autor do documento A a considerar que o golpe militar de 25 de Abril de 1974 se transformou numa revolução.
2. Observa a imagem.
2.1. Identifica o Movimento responsável pela queda da ditadura.
2.2. Indica três militares que estiveram ligados aos acontecimentos do 25 de Abril.
2.3. Indica as músicas que serviram de senha para o arranque das operações.
3. Observa o documento A
Documento APS - 2.162.972 (37.87%) - 116 Deputados
PPD - 1.507.282 (26.39%) - 81 Deputados
PCP - 711.935 (12.46%) - 30 Deputados
CDS - 434.879 (7.61%) - 16 Deputados
MDP - 236.318 (4.14%) - 5 Deputados
FSP - 66.307 (1.16%)
MES - 58.248 (1.02%)
UDP - 44.877 (0.79%) - 1 Deputado
FEC - 33.185 (0.58%)
PPM - 32.526 (0.57%)
PUP - 13.138 (0.23%)
LCI - 10.835 (0.19%)
ADIM - 1.622 (0.03%) - 1 Deputado
CDM - 1.030 (0.02%)
Eleições legislativas (25-04-1975)
3)A PIDE era uma polícia destinada a reprimir as fraudes fiscais.
4)Foi instalado no Tarrafal, em Angola, um campo de concentração.
7)A juventude escolar devia obrigatoriamente pertencer a uma organização oficial, a Juventude Portuguesa.
8)Os sindicatos livres continuaram a ser permitidos.
7. Reflecte sobre o significado da imagen relacionada com a Revolução dos Cravos.
7.1. Elabora um comentário.
Documento A“É hoje um lugar-comum a afirmação de que o 25 de Abril foi um golpe de Estado militar que, pela ampla movimentação social a que deu lugar, se transformou em revolução. Mas mesmo o próprio golpe militar ultrapassou os modelos clássicos, normalmente mais orientados para valores de tipo «ordem e autoridade», enquanto o 25 de Abril se propunha, à partida, corrigir os vícios maiores do regime ditatorial que veio a derrubar, ou seja, a ditadura política, o subdesenvolvimento e a opressão colonial. Por isso atraiu a adesão popular, por isso despoletou um processo revolucionário.”
Pezarat Correia(1), em Revista Crítica de Ciências Sociais, Fevereiro de 1986
(1) O general Pezarat Correia, major na altura do 25 de Abril, foi um destacado elemento do MFA.
1.1. Diz quais foram, segundo o autor do documento A, os grandes objectivos da Revolução de 25 de Abril de 1974.
1.2. Refere as razões que levam o autor do documento A a considerar que o golpe militar de 25 de Abril de 1974 se transformou numa revolução.
2. Observa a imagem.
2.1. Identifica o Movimento responsável pela queda da ditadura.
2.2. Indica três militares que estiveram ligados aos acontecimentos do 25 de Abril.
2.3. Indica as músicas que serviram de senha para o arranque das operações.
3. Observa o documento A
Documento APS - 2.162.972 (37.87%) - 116 Deputados
PPD - 1.507.282 (26.39%) - 81 Deputados
PCP - 711.935 (12.46%) - 30 Deputados
CDS - 434.879 (7.61%) - 16 Deputados
MDP - 236.318 (4.14%) - 5 Deputados
FSP - 66.307 (1.16%)
MES - 58.248 (1.02%)
UDP - 44.877 (0.79%) - 1 Deputado
FEC - 33.185 (0.58%)
PPM - 32.526 (0.57%)
PUP - 13.138 (0.23%)
LCI - 10.835 (0.19%)
ADIM - 1.622 (0.03%) - 1 Deputado
CDM - 1.030 (0.02%)
Eleições legislativas (25-04-1975)
3.1. Indica as medidas imediatas da Revolução do 25 de Abril.
3.2. Menciona as novas instituições democráticas nascidas com a revolução.
4. Observa o mapa.
4.1.Identifica os Movimentos de libertação.
Angola:
Guiné:
3.2. Menciona as novas instituições democráticas nascidas com a revolução.
4. Observa o mapa.
4.1.Identifica os Movimentos de libertação.
Angola:
Guiné:
Moçambique:
4.2. Indica o início da guerra.
Angola:
Guiné:
Moçambique:
4.3.Menciona duas consequências da guerra.
5. Observa
5.1. Relaciona os conceitos da coluna A com os da coluna B.
Coluna A -----------------------------------Coluna B
1- Prisioneiros políticos
2- Voto
3- Direitos Humanos-------------------- A- DITADURA
4- Cravos vermelhos
5- Censura------------------------------ B- DEMOCRACIA
6- Direito à greve
6. Assinala com um V (Verdadeira) ou com um F (Falsa) cada uma das seguintes afirmações. Em seguida, reescreve, de forma correcta, as afirmações que consideraste falsas.
4.2. Indica o início da guerra.
Angola:
Guiné:
Moçambique:
4.3.Menciona duas consequências da guerra.
5. Observa
5.1. Relaciona os conceitos da coluna A com os da coluna B.
Coluna A -----------------------------------Coluna B
1- Prisioneiros políticos
2- Voto
3- Direitos Humanos-------------------- A- DITADURA
4- Cravos vermelhos
5- Censura------------------------------ B- DEMOCRACIA
6- Direito à greve
6. Assinala com um V (Verdadeira) ou com um F (Falsa) cada uma das seguintes afirmações. Em seguida, reescreve, de forma correcta, as afirmações que consideraste falsas.
1)Chamou-se «Estado Novo» ao período que antecedeu a Ditadura Militar.
2)A Assembleia Nacional era um dos órgãos do poder legislativo.
2)A Assembleia Nacional era um dos órgãos do poder legislativo.
3)A PIDE era uma polícia destinada a reprimir as fraudes fiscais.
4)Foi instalado no Tarrafal, em Angola, um campo de concentração.
5)A Comissão de Censura garantia a livre expressão do pensamento.
6)A Legião Portuguesa era uma milícia armada para defesa do regime.
6)A Legião Portuguesa era uma milícia armada para defesa do regime.
7)A juventude escolar devia obrigatoriamente pertencer a uma organização oficial, a Juventude Portuguesa.
8)Os sindicatos livres continuaram a ser permitidos.
7. Reflecte sobre o significado da imagen relacionada com a Revolução dos Cravos.
7.1. Elabora um comentário.
Sem comentários:
Enviar um comentário