sábado, 6 de agosto de 2011

FILME: A REDE SOCIAL

Em uma noite de outono, em 2003, graduado em Harvard e génio em programação de computadores, Mark Zuckerberg se senta em seu computador e acaloradamente começa a trabalhar em uma nova ideia.
 No furor dos blogs e programação, o que começa em seu quarto logo se torna uma rede social global e uma revolução na comunicação. 
Em apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Mark Zuckerberg é o mais jovem bilionário.
- O filme é baseado no livro "Bilionários por Acaso", de Ben Mezrich e inspirado na história do surgimento da rede social Facebook.
- Facebook é uma rede social lançada em 4 de fevereiro de 2004. 
Foi fundado por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, ex-estudantes da Universidade Harvard.
- A Rede Social é a segunda adaptação de um livro de Ben Mezrich pela produtora do ator Kevin Spacey. 
A primeira foi com o livro "Bringing Down the House", que virou o filme "Quebrando a Banca" (2008).
- Devido a dificuldade de encontrar dois atores gêmeos que pudesse interpretar os irmãos Cameron Winklevoss e Tyler Winklevoss, o diretor David Fincher optou por contratar dois atores diferentes, Armie Hammer (Cameron) e Josh Pence (Tyler).
- Como Hammer parecia mais com os verdadeiros irmãos, a opção do diretor foi fazer inúmeras cenas usando o seu rosto e, posteriormente, aplicando através da computação gráfica sobre as cenas de Tyler.
- Para que esse recurso ficasse perfeito, já que o ator Josh Pence só interpretava do pescoço para baixo, os dois passaram cerca de 10 meses juntos para reproduzir movimentos parecidos e ajudar na aplicação do efeito no rosto.
- O ator e modelo Josh Pence remou de verdade nos tempos de faculdade e enfrentou os gêmeos Winklevoss dentro d'água.
- O ator e cantor Justin Timberlake foi o único que realmente encontrou com o verdadeiro personagem, no caso Sean Parker, antes de fazer o filme. Os atores Armie Hammer e Josh Pence conheceram seus personagens na vida real, os irmãos Winklevoss, depois de terem participado do filme.
- Depois que o elenco foi fechado, David Fincher proibiu todo mundo de procurar contato com os personagens na vida real até que o filme tivesse acabado.
- Justin Timberlake perdeu cerca de 8 kilos para seu papel. 
A intenção era ficar mais magro e parecer mais jovem.
- O verdadeiro Mark Zuckerberg não se envolveu com o filme e nem conheceu, antes ou depois, o ator que o interpretou.
- Eisenberg chegou a abrir uma conta no Facebook duas semanas antes do início das filmagens, mas quando tudo começou ele cancelou o registro.
- Um primo do ator Jesse Eisenberg trabalha no Facebook e, segundo informações, bem próximo do verdadeiro Mark Zuckerberg.
- O filme estava cotado para receber a censura R (Proibido para menores de 18 anos) durante as filmagens, depois do corte final acabou levando uma censura mais branda, caindo para PG-13 (maiores de 13 acompanhados de responsável), o que aumentou a audiência do filme.
- A cena inicial da conversa entre os personagens de Eisenberg e Rooney Mara representaram oito páginas de roteiro e 99 tomadas.
- Em uma da cenas de depoimentos em que a invenção do Facebook colocava Mark Zuckerberg como "a coisa mais importante entre os 19 prêmios Nobel, 15 Pulitzer, dois atlestas olímpicos de futuro e uma estrela de cinema", um dos advogados pergunta: "Que estrela de cinema?". A resposta é: "Isso importa?".
- A estrela de cinema é, na verdade Natalie Portman, que estudou em Harvard entre 1999 e 2003 e ajudou o roteirista Aaron Sorkin com informações privilegiadas daquele época quando o Facebook apareceu;
- Em outubro de 2010, o verdadeiro Sean Parker disse para a revista Vanity Fair que encontrou Justin Timberlake e que o actor queria conhecê-lo melhor para sua preparação.
- A cena em que Mark deixa a sala e encontra os gémeos no corredor foi filmada na University of Southern California em Los Angeles. Enquanto a sala de aula de onde ele saiu fica no prédio Taper Hall of Humanities, o corredor do encontro fica no prédio Grace Ford Salvatori Hall.
- O verdadeiro Mark Zuckerberg disse que nunca assistiria o filme, mas acabou indo com seus funcionários. Ele comentou que o filme tem vários erros, mas acertaram em cheio na escolha de sua roupas.

Sem comentários:

Enviar um comentário